16 Diferenças entre o Amador e o Profissional em Outsourcing

Publicado em 25 de abril de 2019

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Comprador Amador

Comprador Profissional

Prospecta Fornecedores apenas para Novas Demandas ainda não Cotadas.
Prospecta Novos Fornecedores independente se o Serviço já foi Cotado ou não.
Negocia pelo Menor Preço
Negocia pela Melhor Condição Comercial.
Raramente ou Nunca Realiza a Conferência e Análise da Documentação de Cadastro e Qualificação do Fornecedor.
Realiza a Conferência e Análise da Documentação de Cadastro e Qualificação do Fornecedor Regularmente e Solicita as Correções e/ou Adequações, quando necessário.
Atua somente Quando é Demandado
Planeja as Demandas Potenciais, além das Demandas de Rotina
Prioriza as Demandas Conforme é Cobrado
Organiza as Demandas pelo Grau de Importância no Processo
Realiza Cotações Conforme Solicitação do Usuário, mesmo que não tenha um Memorial Descritivo.
Auxilia o Usuário na Elaboração de um Memorial Descritivo antes de Realizar a Cotação
Aceita Propostas com Preço Fechado e Raramente ou Nunca Solicita a Abertura dos Preços.
Sempre Solicita a Abertura dos Preços e Raramente Aceita Preços Fechados, Analisa caso a caso a Depender do Tipo de Serviço Demandado.
Raramente ou Nunca Auxilia o Usuário na Gestão do Serviço e dificilmente participa ou se interessa pelo acompanhamento de Auditorias de QSSMA ou questões similares Durante a Prestação do Serviço.
Auxilia e Orienta o Usuário quanto as Melhores Práticas para a Gestão do Serviço, além de ficar atento às Auditorias de QSSMA, visando Evitar as não Conformidades Durante o Período de Prestação do Serviço.
Quando Solicitado, Raramente ou Nunca Dá o Feedback ao Fornecedor em Relação à Proposta Apresentada ou ao Serviço Prestado.
Normalmente dá o Feedback ao Fornecedor em Relação à Proposta Apresentada ou ao Serviço Prestado, Independente de ser Solicitado ou não.
Raramente ou Nunca Acompanha a Avaliação Periódica dos Fornecedores.
Auxilia ou Acompanha a Avaliação Periódica dos Fornecedores junto ao Gestor do Serviço.
Raramente ou Nunca toma Ações para Desenvolver Fornecedores Estratégicos para os Serviços de Maior Importância ou com Maior Volume de Gastos.
Sempre busca Desenvolver Fornecedores Estratégicos ou Não, de Acordo com Grau de Importância dos Serviços e/ou do Volume de Gastos.
Raramente Utiliza Planilhas para Realização de Cálculos ou Desenvolvimento de Indicadores, fora do que é oferecido pelo Sistema de Gestão (ERP).
Normalmente Utiliza Planilhas para Realizar Cálculos Específicos, de forma a Complementar, Desenvolver ou Acompanhar Indicadores de Performance, além daqueles oferecidos pelo Sistema de Gestão (ERP).
Utiliza Técnicas Básicas de Negociação e a Comunicação com Clientes Internos e Fornecedores é pouco eficaz para a geração resultados expressivos nas negociações.
Utiliza Técnicas Avançadas de Negociação e Persuasão. Normalmente é Reconhecido Internamente pela sua Capacidade de Gerar Resultados Expressivos nas Negociações e Possui Autoridade para Auxiliar na Tomada de Decisões.
Raramente ou Nunca se Interessa pelo Planejamento Estratégico da Empresa e dificilmente sabe qual é o seu papel dentro da Empresa para que ela Possa Alcançar seus Objetivos de Crescimento e Sustentabilidade.
Busca sempre informações sobre o Planejamento Estratégico da Empresa, qual o seu posicionamento no mercado e sabe qual o seu papel na Empresa para ajudá-la a alcançar seus objetivos de Crescimento e Sustentabilidade.
Raramente ou Nunca Busca se Desenvolver Através de Cursos de Formação Acadêmica, Especialização, Idiomas e de Atualização na sua Área de Atuação. Normalmente fica Aguardando um Incentivo da Empresa para tomar uma Ação.
Sempre Busca seu Auto Desenvolvimento Através de Cursos de Formação Acadêmica, Especialização, Idiomas e de Atualização na sua Área de Atuação, Independente dos Incentivos dados pela Empresa.
Tem Relacionamento mais com as Áreas Demandantes e pouco com as Demais Áreas da Empresa, Normalmente Interage para Tomada de Ações Corretivas.
Tem bom Relacionamento com Todos os Setores da Empresa e Principalmente com Aqueles que Possuem alguma Interação com a Área de Suprimentos, Agindo de Forma mais Preventiva do que Corretiva.
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CONHEÇA O MARCELO DANTAS
João da Silva
Marcelo é casado com Ana Lúcia e é pai de duas filhas. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), também fez MBA em Finanças Corporativas pela Universidade Salvador (UNIFACS). Já trabalhou em grandes multinacionais, sobretudo em Indústrias do setor Químico e Petroquímico, como: Braskem, Cristal e Unigel.

Criou em 2015 um método de maximização de savings em processos estratégicos de Terceirização de Serviços (Outsourcing), baseado na aplicação da metodologia Strategic Sourcing juntamente com Técnicas de Negociação, que permitiu gerar uma economia média anualizada de R$ 208 Mil ou um saving médio de 10,69%, para cada BID Estratégico realizado.
Ipad

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