Como o Outsourcing está inserido na Cadeia de Suprimentos?

Publicado em 14 de junho de 2019 

As Aquisições/Contratações de Serviços sempre fizeram parte da Cadeia de Suprimentos. O Fluxo tradicional da Cadeia de Suprimentos começa pela Matéria-Prima entrando na Indústria, sendo transportada e armazenada para então ser transformada em produto acabado e novamente transportada e distribuída para os centros de revenda até chegar ao consumidor final, como é demonstrado na figura abaixo:

Curta no Facebook

Dentro da cadeia está inserido o Setor de Suprimentos que é responsável por manter o abastecimento, desde a indústria até a revenda, através da aquisição de materiais, equipamentos, peças e sobressalentes. Também tem os serviços que têm o objetivo de manter toda a cadeia produtiva em pleno funcionamento.

Assim como cada peça tem o seu papel nas engrenagens da indústria, cada serviço tem o seu papel para manter essas engrenagens funcionando. E assim como algumas peças podem ser produzidas por diversos fabricantes, atendendo à especificações técnicas padronizadas para garantir a conformidade e eficiência operacional, os serviços também devem ser executados seguindo parâmetros técnicos pré-definidos ou ajustáveis a cada situação específica.

Os materiais podem ser aperfeiçoados para melhorar a eficiência produtiva e aumentar o intervalo de tempo entre as intervenções de manutenção. Os processos, por sua vez, podem ser melhor planejados para garantir a máxima eficiência da produção.

Uma das grandes preocupações das empresas é garantir o abastecimento adequado dos materiais, peças, sobressalentes e equipamentos necessários para a continuidade operacional. Para isso, investem em sistemas de gestão de materiais para controlar seus estoques, pontos de ressuprimento, tempo de entrega, custos entre outros parâmetros importantes para que a produção tenha máxima eficiência e performance com o menor custo possível.

Contudo, boa parte desses Sistemas de Gestão, mais conhecidos como ERP’s foram concebidos visualizando o processo de Suprimentos mais ajustado para a aquisição e controle de materiais. E mesmo quando um ou outro ERP oferece um módulo que permite a parametrização dos processos de serviços, é muito raro vê-lo devidamente implantado, parametrizado adequadamente ou configurado de forma plena para atender às demandas de serviços.

Entre 2005 a 2007 tive a oportunidade de trabalhar na Implantação do novo ERP (SAP/R3) que substituiria todos os demais Sistemas que existiam oriundos das empresas que deram origem à Braskem: COPENE, OPP, Trikem, Nitrocarbono, Polialden e Proppet. A COPENE utilizava o Datasul-EMS; Polialden, o ADN; Nitrocarbono, o Magnus; OPP/Trikem, o BaaN/TRITON.

Dessas empresas, a COPENE era a única que tinha um setor específico para Contratação de Serviços dentro da área de Suprimentos. Este setor também migrou para a Braskem e, com a decisão de implementar o novo ERP, fui escolhido pela minha gerência para ser o usuário-chave responsável por traduzir o processo de Contratação de Serviços da antiga COPENE, que na época era gerenciado por um sistema caseiro chamado SAC (Sistema de Administração de Contratos), para o novo ERP SAP/R3.

O SAP/R3 tem um módulo que pode ser perfeitamente ajustado para a área de Serviços e que até então era muito pouco explorado pelas empresas que optaram por esta versão do sistema.

Quando a Braskem foi criada, as diversas áreas das empresas incorporadas passaram por um processo de reestruturação visando a consolidação do novo modelo estratégico da empresa, que já vinha sendo construído desde o ano 2000 na antiga COPENE, com a consultoria da empresa AT Kearney que teve participação fundamental para implantar a metodologia do Strategic Sourcing.

Pode-se dizer que área de Contratação de Serviços da Braskem foi herdada da estrutura da antiga COPENE e ainda é considerada uma área estratégica dentro da estrutura de Suprimentos da empresa.

Infelizmente, ainda é comum ver empresas no mercado que não dão a devida importância à área de Contratação de Serviços como uma área estratégica.

Existem diversos tipos de serviços que são tão importantes na Cadeia de Suprimentos quanto a aquisição de materiais, por exemplo. Um serviço bem contratado pode contribuir de verdade para a redução do custo total da empresa e, consequentemente, para o aumento da sua receita líquida.

Apesar dos diversos serviços não aparecerem no fluxo normal da Cadeia de Suprimentos, eles estão intrínsecos em cada etapa do processo, conforme ilustrado abaixo: 
* Envolvendo a Cadeia de Suprimentos existem inúmeros serviços com potencial de redução de custos e agregar valor ao negócio. Estes são somente alguns exemplos. 
 
Na minha visão, o Fluxo da Cadeia de Suprimentos está envolvido por inúmeros serviços com grande potencial de agregar valor e gerar resultados expressivos para as empresas que adotarem este setor como estratégico para o seu negócio. 
Se você gostou deste artigo, deixe seus comentários abaixo e aproveite para curtir e compartilhar com outros profissionais de Suprimentos e Compras.

Forte abraço!

Curta no Facebook

CONHEÇA O MARCELO DANTAS
João da Silva
Marcelo é casado com Ana Lúcia e é pai de duas filhas. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), também fez MBA em Finanças Corporativas pela Universidade Salvador (UNIFACS). Já trabalhou em grandes multinacionais, sobretudo em Indústrias do setor Químico e Petroquímico, como: Braskem, Cristal e Unigel.

Criou em 2015 um método de maximização de savings em processos estratégicos de Terceirização de Serviços (Outsourcing), baseado na aplicação da metodologia Strategic Sourcing juntamente com Técnicas de Negociação, que permitiu gerar uma economia média anualizada de R$ 208 Mil ou um saving médio de 10,69%, para cada BID Estratégico realizado.
Ipad

Aprenda como surpreender os seus fornecedores utilizando algumas técnicas poderosas de vendas nas suas Aquisições de Serviços.

DESCUBRA OS SEGREDOS DOS VENDEDORES E SUAS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Esses dados serão utilizados para entrarmos em contato com você e disponibilizarmos mais conteúdos e ofertas. Caso você não queira mais receber os nossos e-mails, cada e-mail que você receber, incluirá ao final, um link que poderá ser usado para remover o seu e-mail da nossa lista de distribuição.

Para mais informações, acesse: https://marcelocomprador.com.br/politica-de-privacidade/

Feito com