Como Saber Quais Serviços são Estratégicos?

Publicado em 23 de abril de 2019 


Em um processo de Strategic Sourcing, um dos primeiros passos é identificar quais os tipos de serviço que podem ser considerados como estratégicos e uma das formas mais conhecidas de fazer essa avaliação é através da análise e classificação ABC.

A análise e classificação ABC é um método para classificar os serviços que tem um impacto substancial no gasto total de uma organização. O objetivo é demonstrar como podemos solucionar problemas de administração nos gastos com serviços, tornando-os elementos estratégicos para otimização de processos e geração de resultado.

A divisão da curva ABC propõe que os serviços tenham importância diferenciada em relação ao impacto nos resultados totais da empresa, portanto, requer diferentes táticas e controles de gerenciamento. As categorias são classificadas com base em seu valor projetado de gastos.

A determinação do grau de importância de cada classe da curva ABC pode ser feita através do Princípio de Pareto ou regra do 80/20, como também é conhecido. Como nosso foco aqui é Serviços, com base na análise de Pareto é possível dizer que 80% de tudo que é gasto com serviços em uma empresa está concentrado em apenas 20% dos tipos de serviço contratados; 15% do total gasto com serviços, está concentrado em 30% dos tipos de serviço contratados; e 5% do total gasto está concentrado em 50% de todos os demais tipos de serviço contratados. Vide ilustração abaixo:

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Classificação dos Tipos de Serviço Contratados 

Os Serviços classificados na categoria “A” são muito importantes para uma organização devido ao seu alto valor de gasto. Este é o lugar onde devemos colocar mais energia para redução de custos e geração de resultado para a empresa. O recomendado nesta categoria é fazer BIDs para contratos de
longa duração (a partir de 2 anos), pois, são mais estratégicos e é onde devemos desenvolver as parcerias com grandes fornecedores. Porém, a cada dois anos é importante avaliar se essas parcerias estão sendo boas para ambos os lados, para que haja continuidade dos contratos, ou se será necessário retornar ao mercado em busca de novos parceiros.

Os Serviços classificados na categoria “B” são aqueles em que uma organização gasta cerca de 15% do seu dinheiro. Os valores gastos com estes serviços não são tão altos nem prioritários, mas, ainda assim requer atenção. O recomendado nesta categoria é fazer pequenos BIDs, porém, para contratos com validade de no máximo 01 (um) ano. Nesta categoria, pode ser interessante manter pelo menos duas opções de fornecedor e no máximo três opções. Além disso, a cada ano é interessante a realização de novos BIDs, como forma de buscar sempre as melhores opções de fornecedores, qualificados técnica e comercialmente para prestação de serviços.

Os Serviços classificados na categoria “C” são aqueles em que os gastos são muito baixos e não representam mais do que 5% do total gasto. Normalmente concentra um grande número de serviços não recorrentes dos mais variados segmentos. O recomendado para esta categoria é consolidar ao máximo os tipos de serviços com características similares ou complementares e que podem ser oferecidos por um mesmo fornecedor. Isso não significa repudiar o relacionamento com os demais fornecedores que prestam pelo menos um desses serviços. A ideia aqui é automatizar ao máximo o processo de contratação, com o objetivo de tornar o trabalho do Comprador cada vez mais estratégico e menos operacional.
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CONHEÇA O MARCELO DANTAS
João da Silva
Marcelo é casado com Ana Lúcia e é pai de duas filhas. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), também fez MBA em Finanças Corporativas pela Universidade Salvador (UNIFACS). Já trabalhou em grandes multinacionais, sobretudo em Indústrias do setor Químico e Petroquímico, como: Braskem, Cristal e Unigel.

Criou em 2015 um método de maximização de savings em processos estratégicos de Terceirização de Serviços (Outsourcing), baseado na aplicação da metodologia Strategic Sourcing juntamente com Técnicas de Negociação, que permitiu gerar uma economia média anualizada de R$ 208 Mil ou um saving médio de 10,69%, para cada BID Estratégico realizado.
Ipad

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