Na última publicação “Como Saber Quais Serviços são Estratégicos?“, vimos como classificar os serviços por categorias, através da análise da curva ABC. Agora, vamos entender o que devemos fazer com essas informações, após essa classificação.
Antes de mais nada vale registrar que o foco do meu trabalho é destacar a importância da aquisição dos mais diversos tipos de serviços dentro da Cadeia de Suprimentos, por isso, procuro sempre relacionar em meus artigos, as teorias, metodologias e os estudos já desenvolvidos nesta área por diversos pensadores e estudiosos, com o processo de aquisição de serviços.
Neste artigo, vou demonstrar uma visão mais direcionada da Matriz de Kraljic voltada mais especificamente para a área de Serviços, a partir da segmentação dos tipos classificados como estratégicos, não somente em relação à sua importância sobre o volume de gastos da empresa como também em relação à sua criticidade do ponto de vista da escassez, que possa de alguma forma impactar na interrupção do processo produtivo.
Antes, porém, preciso contextualizar o Modelo de Peter Kraljic para então associá-lo ao processo de Supply Chain sob a ótica de Aquisição de Serviços.
Em 1983, enquanto era Diretor do escritório Düsseldorf McKinsey na McKinsey & Company, Inc., o Esloveno, antes Iugoslavo, Peter Kraljic (1939) publicou um artigo na HBR (Harvard Business Review), chamado “Purchasing Must Become Supply Management” ou “Compras Deve se Tornar Gestão de Suprimentos”.
Em seu artigo, Kraljic levanta alguns questionamentos sobre qual deve ser a posição da área de Compras dentro da estrutura corporativa, analisando as diferentes características de cada empresa que apresentam diferentes filosofias corporativas e, consequentemente, levam a diferentes soluções para cada contexto analisado.
Ele defende ainda que a estrutura do Departamento de Compras deve ter competência especializada para o desenvolvimento de trabalhos mais estratégicos. Muitas vezes, a área de Compras não recebe informações operacionais adequadas para atuar de forma preventiva e estratégica.
O ideal seria que os planos de negócios e objetivos da empresa fossem compartilhados também com a área de compras, com antecedência e o maior detalhamento possível, para que os executivos de compras possam prever ações estratégicas de suprimentos para se precaver das flutuações de demanda no curto e médio prazo.
Com base na análise da curva ABC, já explicada no artigo anterior, vamos montar nossa Matriz de Kraljic, demonstrando os Estágios de Sofisticação de Compras com foco em Serviços, conforme abaixo: