Como ser um Excelente Comprador?

Publicado em 31 de agosto de 2019 


Essa pergunta foi feita por um(a) dos(as) meus seguidores, através de uma pesquisa que fiz recentemente para cerca de 370 profissionais da área de Compras e Supply Chain.

Na verdade, a pergunta foi um pouco mais completa do que essa, mas, como foram várias perguntas em uma só, decidi dividir as respostas em partes, ou seja, decidi fazer uma série de artigos respondendo a todas essas questões levantadas na pesquisa, mas, antes de mais nada, quero deixar bem claro que não tenho todas as respostas prontas e perfeitas para todas as questões.

Algumas delas eu poderei responder de forma bem fundamentada, com base em estudos científicos e/ou acadêmicos, outras porém, serão respondidas por minhas opiniões pessoais sobre cada uma delas, com base na minha experiência de cerca de 20 (vinte) anos na área de Suprimentos. O que não quer dizer também, que elas estejam cem por cento corretas e que são a mais absoluta verdade. São apenas minhas opiniões.

Sendo assim, na minha opinião, para se tornar um Excelente Comprador é preciso ser um profissional comprometido que busca continuamente adquirir conhecimento sobre as técnicas e as ferramentas que permitem o Comprador explorar o máximo de sua capacidade para trazer o melhor resultado para a empresa que trabalha.

Mas, e o que isso quer dizer?

Eu aprendi com a vida que não devemos limitar nossas capacidades evolutivas. Em outras palavras, quer dizer que não devemos nos contentar apenas com o “feijão com arroz”. Da mesma forma que o feijão com arroz é um alimento básico, porém, importante na mesa do brasileiro, é sempre bom quando podemos acrescentar outros acompanhamentos para tornar o prato mais saboroso.

Aprender formas diferentes e eficazes de desempenhar nossas tarefas ou incrementar nosso feijão com arroz é o primeiro passo para melhorar nossos resultados, principalmente se, com isso, alimentamos também o nosso cérebro com mais conhecimento e mais informação de qualidade, que nos permita crescer cada vez mais como pessoas e como profissionais.

Mas, na prática, para ser um excelente Comprador precisamos pensar fora da caixa e encarar essa função de forma estratégica e não somente como mais uma função operacional dentro da organização, responsável apenas por receber uma solicitação de compra, cotar e comprar aquele que tem o menor preço, isso quando a compra já não foi disparada pela área solicitante, restando para o Comprador apenas a colocação do pedido de compra e a regularização de algum processo já conduzido (indevidamente) por uma outra área.

Esta foi , por muitos e muitos anos, a forma como muitos de nossos colegas de outras áreas da empresa nos enxergavam. Infelizmente, até hoje podemos presenciar esse tipo de situação em várias empresas. O pior de tudo é quando os próprios dirigentes dessas empresas não conseguem enxergar o valor estratégico do Comprador.

Mas, não adianta nada ficar chorando pelos cantos esperando que um dia as pessoas enxerguem o valor que você acha que tem.

Eu tive um líder, lá no início de minha vida profissional como Comprador, que uma vez me disse: “Não basta ser… Você tem que parecer… também”. Deixei as reticências porque o complemento pode-se atribuir a vários adjetivos: honesto, eficiente, verdadeiro, dedicado, competente, disciplinado, enfim, vai da sua imaginação e necessidade de utilização da frase.

E o que isso significa?

Não adianta apenas você achar que é um bom profissional que traz resultados para a sua empresa, você precisa também ser percebido como tal. E uma maneira de demonstrar isso é produzindo cada vez mais resultados e demonstrando os mesmos através de indicadores de desempenho. Também se mostra, investindo cada vez mais em si mesmo e em sua carreira, pesquisando sobre os assuntos relacionados à sua área de atuação, fazendo cursos que permitam o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

E tudo isso tem mais valor e é percebido como mais valioso, quando você não espera que a empresa banque esse investimento em sua capacitação. Algumas empresas até investem integralmente em cursos para seus empregados, outras apenas investem parcialmente ou apenas em cursos para aquelas funções que são consideradas mais estratégicas. Outras empresas não investem absolutamente nada em capacitação, preferem buscar profissionais prontos no mercado e, muitas vezes, os resultados que ela espera ter de você são ainda mais cobrados. E quando você não produz o resultado esperado ou não é capaz de demonstrar os resultados que você produziu de maneira satisfatória, a empresa simplesmente te substitui.

Então, em resumo, que tipo de profissional você quer ser? O que investe constantemente no próprio conhecimento e no autodesenvolvimento, sem depender da boa vontade de seu empregador?

Ou o que fica na esperança de um dia ser reconhecido por tudo que você já fez, mesmo achando que foi muito, mas que, aos olhos do seu empregador você não fez mais do que a sua obrigação? Ou ainda de que a empresa vai investir em você só porque você tem muitos anos na empresa, mesmo que os resultados que você produz não sejam tão satisfatórios porque ainda estão na fase do feijão com arroz?

Na minha humilde opinião, entendo que deveríamos nos enxergar como verdadeiros empresários e a função de Comprador como um negócio que precisa gerar lucro para os acionistas majoritários. É como se sua empresa “Comprador” fosse uma pequena subsidiária de uma grande Holding (seu empregador).

Pensando desta forma, é possível traçar metas que sejam capazes de agregar valor ao negócio da Holding e, obviamente, gerar resultados que justifiquem manter sua empresa aberta, ou seja, você ainda como empregado.

Quando uma Holding enxerga que uma subsidiária está produzindo resultados com consistência e otimizando seus próprios recursos para ampliar cada vez mais esses resultados, a Holding naturalmente também passará a dar mais atenção àquela subsidiária e possivelmente vai querer investir naquele negócio para que ele possa crescer, prosperar e gerar cada vez mais resultado.

Da mesma forma, quando um profissional se esforça para gerar mais resultado no seu trabalho, não fica totalmente dependente da empresa para se qualificar e investir na sua própria capacitação e especialização, está sempre buscando formas mais eficientes de fazer o seu trabalho para torná-lo mais estratégico e menos operacional, e ainda consegue demonstrar seus resultados através de indicadores incontestáveis e íntegros do seu desempenho é muito difícil isso tudo não ser percebido pela sua liderança e/ou pela direção da empresa.

É possível até ter argumentos suficientes para pedir um aumento ou até uma promoção à sua liderança. Claro que devemos ser absolutamente responsáveis e conscientes sobre as informações que passamos pelos resultados que produzimos, mas, sobretudo, agindo sempre com integridade e clareza nas nossas ações.

O Comprador Excelente é um Empreendedor Corporativo, ou seja, aquele que está sempre disposto se doar para produzir o melhor resultado possível, que verdadeiramente veste a camisa da empresa e se enxerga também como dono daquele negócio e faz o seu trabalho com integridade, paixão, dedicação e sempre procura apoiar seus pares no desempenho de suas atividades, contribuindo para o crescimento da sua equipe, do seu setor e da empresa como um todo.

Ser excelente no que fazemos pode ser a diferença entre estar ou não estar empregado nos dias atuais. Com o aumento da oferta de mão de obra qualificada, os Compradores que estiverem mais preparados e qualificados para assumir novos desafios possivelmente terão chances maiores de serem recolocados mais rapidamente, do que aqueles que estão estagnados em suas qualificações antigas e sem nenhum diferencial novo a oferecer. Pense nisso. 

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CONHEÇA O MARCELO DANTAS
João da Silva
Marcelo é casado com Ana Lúcia e é pai de duas filhas. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), também fez MBA em Finanças Corporativas pela Universidade Salvador (UNIFACS). Já trabalhou em grandes multinacionais, sobretudo em Indústrias do setor Químico e Petroquímico, como: Braskem, Cristal e Unigel.

Criou em 2015 um método de maximização de savings em processos estratégicos de Terceirização de Serviços (Outsourcing), baseado na aplicação da metodologia Strategic Sourcing juntamente com Técnicas de Negociação, que permitiu gerar uma economia média anualizada de R$ 208 Mil ou um saving médio de 10,69%, para cada BID Estratégico realizado.
Ipad

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