Antes de falar sobre o Processo de
Strategic Sourcing, cabe um esclarecimento a você que acompanha meus artigos.
Quando decidi criar o meu Blog, o principal motivo foi porque sempre senti falta de conteúdos de Especialistas da Área de Supply Chain/Suprimentos mais relacionados à Terceirização de Serviços. Com o conhecimento adquirido ao longo de mais de 15 anos dedicados a essa área, resolvi que era a hora de dividir o máximo possível dessa minha experiência com outros colegas da Cadeia de Supply Chain e quem mais tiver interesse sobre o assunto.
Normalmente, esse assunto é mais comentado em Blogs ou Sites de empresas de Terceirização de Mão de Obra que oferecem seus serviços a outras empresas, além de explicar quais os benefícios da Terceirização.
Também podemos encontrar alguns artigos em Blogs de Advogados explicando os riscos e cuidados que as empresas devem ter antes de terceirizar determinados setores da empresa ou durante a contratação de um serviço terceirizado.
Ou ainda através de matérias publicadas pelos mais diversos veículos de mídia, desde quando as discussões sobre o Projeto de Lei da Terceirização começou a ganhar força no congresso até a entrada em vigor a Lei 13.429 de 31/03/2017.
Ainda sobre esse tema, publiquei o artigo “Terceirização: Precarização ou Especialização da mão de obra?“. Vale a pena a leitura e a reflexão.
E o que o esclarecimento acima tem a ver com o tema? Vou explicar: O foco deste artigo é justamente falar um pouco sobre o Processo de
Strategic Sourcing, só que com o olhar para Serviços.
Este é o primeiro de uma série de outros artigos e vídeos que pretendo publicar sobre o tema. E como este assunto é bastante amplo (e desconhecido por muitos compradores), estarei dividindo as próximas matérias em tópicos, desde a análise e definição do que é estratégico em Serviços até a apresentação dos sete passos criados pela consultoria At Kearney com o olhar também para Serviços.
O Conceito de
Strategic Sourcing O conceito de
Strategic Sourcing foi popularizado por grandes empresas de consultoria americanas no final da década de 1980 e meados da década de 1990, a metodologia se tornou um padrão usado pelos departamentos de compras de grandes corporações, sobretudo aquelas listadas pela revista Fortune 500, também conhecidas como
blue ship companies, que nada mais eram do que empresas de grande reconhecimento quanto a sua qualidade, confiabilidade e capacidade de operar com lucros nos bons e nos maus momentos de mercado.
Para a Aquisição de Serviços, esse conceito ficou conhecido também como
Strategic Partnership (Parceria Estratégica ou Terceirização Estratégica), justamente pela especificidade de cada serviço demandado pelos clientes internos das empresas, onde as necessidades são distintas a depender de onde e em quais condições esses serviços são executados.
A Terceirização Estratégica é frequentemente usada para serviços de alto valor agregado ou de alta relevância, criticidade e necessidade estratégica dentro da empresa.
Seguem abaixo alguns passos importantes ao iniciar um Processo de Terceirização Estratégica:
- Avaliar quais os tipos de serviço podem ser considerados como estratégicos;
- Avaliar a periodicidade de ida ao mercado, através de novos BIDs;
- Avaliar o mercado local fornecedor, sob a ótica da escassez;
- Analisar o custo-benefício para o uso de fornecedores de outras regiões;
- Analisar o portfólio de fornecedores em potencial;
- Fazer uma revisão da atual estratégia de aquisição;
- Negociar com fornecedores potenciais para garantir que atendam aos requisitos da estratégia de aquisição e fazer a análise de custo / benefício;
- Iniciar relacionamento com novos fornecedores potenciais;
- Em um processo de melhoria contínua, sempre revisar e atualizar o Processo de
Strategic Sourcing.