O Segredo da Credibilidade em Compras

Publicado em 23 de outubro de 2019


Ter credibilidade é um dos fatores de sucesso nas relações pessoais, profissionais ou comerciais.

Ter credibilidade é sinônimo de acreditação, ou seja, para que você ou seu trabalho ou seu negócio tenha credibilidade é necessário que as relações sejam, acima de tudo, íntegras e transparentes e que haja confiança mútua.

No cenário de incertezas que vivemos em nosso país, conquistar essa confiança ou credibilidade é algo muito difícil. É um trabalho de formiguinha, melhor dizendo, é como um investimento de longo prazo ou ainda é como semear uma terra onde você deve plantar hoje para colher lá na frente.

Para uma empresa se estabelecer e conquistar sua credibilidade no mercado é preciso considerar diversos fatores e principalmente ter uma terra bem arada, adubada, semeada e irrigada, que permita produzir bons frutos num futuro próximo.

O objetivo de todo comércio é conquistar clientes, vender seus produtos ou serviços e prosperar. Aliás, isso é uma coisa que todos nós queremos de uma forma ou de outra. Como funcionários nós entregamos nosso trabalho e esperamos receber nosso salário, dentro do prazo acordado quando fomos contratados. Assim também são os fornecedores ou prestadores de serviços.

E este é o princípio básico de qualquer relação comercial. Se você vendeu, sua obrigação é entregar. Se você comprou, após receber o produto ou serviço, sua obrigação é pagar por isso, respeitando ao que foi acordado em negociação prévia.

Vou citar um exemplo de como a credibilidade pode ser conquistada.

Em 2007, eu abri junto com minha esposa uma pequena loja de informática no bairro de São Caetano em Salvador-BA. E lembro até hoje como foi difícil os primeiros meses de sobrevivência…

Primeiro Desafio: Eu precisava abrir uma conta-corrente em nome da loja para receber os pagamentos dos clientes, principalmente daqueles que compravam via cartão de crédito. Nenhum banco privado me deu a oportunidade de abrir uma conta empresa na época, mas, como eu tinha uma conta poupança na Caixa Econômica Federal e o financiamento do meu apartamento, acabei conseguindo abrir a conta lá mesmo.

Segundo Desafio: Conseguir crédito junto aos fornecedores para comprar as mercadorias a prazo. No início, sem nenhum tipo de crédito, eu só conseguia comprar à vista. Isso foi bastante difícil para nós, pois, tínhamos que comprar as mercadorias à vista e vender algumas delas à prazo, para conseguir competir com outras lojas.

Felizmente, nossa loja foi uma das primeiras lojas de informática a se estabelecer naquela região, ou seja, nossos concorrentes estavam relativamente distantes de nós e isso nos dava uma certa vantagem competitiva para explorar aquele mercado que estava aquecido e carente de lojas como a nossa. Com isso, conseguíamos repor rapidamente o capital de giro e ainda conseguíamos movimentar o dinheiro das vendas para continuar abastecendo a loja.

Depois de pelo menos um ano de funcionamento, conseguimos conquistar nossos primeiros prazos de pagamento: primeiro 7 dias, depois foi aumentando para 7 e 14 dias, depois, 7, 14 e 21 dias, e os prazos foram melhorando gradativamente. Depois de dois anos, eu já conseguia fornecedores que nos vendiam com prazos de 30/60/90/120 dias. Foi uma conquista e tanto.

Mas, como conseguimos sair do prazo zero de pagamento a prazos tão longos? A resposta é simples: pagando as faturas e boletos rigorosamente em dia, sem atrasos.

Nosso objetivo era fazer o negócio crescer, então eu tinha duas premissas básicas:

1ª Premissa: Pagar os funcionários em dia e manter o ambiente de trabalho tranquilo e em harmonia. Sempre tratamos bem nossos funcionários, com respeito e cordialidade e isso acabava refletindo na maneira como eles se relacionavam com nossos clientes que, consequentemente também retornavam à loja por acreditarem e confiarem em nosso trabalho. O resultado foi a criação de uma boa carteira de clientes fiéis. Óbvio que nem tudo era perfeito, tivemos alguns percalços pelo caminho. Mas, nenhuma das pessoas que trabalhou conosco pode dizer que deixamos de honrar com nossos compromissos. Tanto é assim que nunca tivemos nenhuma reclamação trabalhista em todo o tempo de vida da empresa, aproximadamente onze anos, e sempre que encontro algum deles na rua, existe um respeito mútuo e gratidão. Alguns deles são nossos amigos até hoje.

2ª Premissa: Pagar os fornecedores em dia. E este, para mim, é o principal motivo para termos conquistado tanta credibilidade junto aos fornecedores. Mais uma vez, nem tudo foi perfeito, mas, posso dizer com orgulho que mesmo após o agravamento da crise nacional, além de outros fatores internos e externos que nos fizeram tomar a difícil decisão de fechar nossa empresa, em meados de 2018, ainda assim, conseguimos honrar todos os nossos compromissos com os fornecedores e, mesmo pagando com um certo atraso, já nos últimos dois anos de vida da empresa, eles nunca nos negaram crédito para compra de mercadorias ou cortaram nossos prazos de pagamento, pois, acreditavam que íamos honrar com os pagamentos. E assim foi feito.

O segredo disso, na minha opinião, foi sempre jogar limpo com os fornecedores. Não enganar ou prometer algo que não se podia cumprir. Quanto mais transparente e íntegro você é mais credibilidade você terá. Pelo menos, comigo sempre funcionou desta forma.

Até nos dias atuais, sempre que há algum problema de pagamento atrasado com algum fornecedor da empresa onde trabalho, procuro ser o mais transparente possível e sempre tento ajudar a resolver qualquer mal entendido que possa ter ocasionado aquele atraso.

Sempre que possível, faço a ponte entre o meu financeiro e o fornecedor, para que a situação se resolva o quanto antes. Afinal, se o fornecedor cumpriu a parte dele entregando o que vendeu, nada mais justo que a empresa que comprou o produto ou serviço também honre com sua parte e pague o que é devido.

Algumas vezes nem o financeiro está ciente do atraso, pois, alguma coisa aconteceu no meio do caminho que impediu a Nota Fiscal de ser lançada para pagamento e são esses problemas que precisamos ajudar a resolver.

Mesmo muitas vezes não sendo obrigação do Comprador é importante dar esse apoio para manter a relação comercial sempre saudável e a credibilidade da empresa perante o fornecedor sempre alta. 

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CONHEÇA O MARCELO DANTAS
João da Silva
Marcelo é casado com Ana Lúcia e é pai de duas filhas. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), também fez MBA em Finanças Corporativas pela Universidade Salvador (UNIFACS). Já trabalhou em grandes multinacionais, sobretudo em Indústrias do setor Químico e Petroquímico, como: Braskem, Cristal e Unigel.

Criou em 2015 um método de maximização de savings em processos estratégicos de Terceirização de Serviços (Outsourcing), baseado na aplicação da metodologia Strategic Sourcing juntamente com Técnicas de Negociação, que permitiu gerar uma economia média anualizada de R$ 208 Mil ou um saving médio de 10,69%, para cada BID Estratégico realizado.
Ipad

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